Alphonse Mucha

O nome original do artista é Alfons Maria Mucha, mas é mais conhecido pelo nome em inglês como Alphonse Mucha.

      Mucha foi um artista nascido na cidade de Ivančice, Morávia (hoje região da República Checa) em 24 de julho de 1960. Apesar de estudar canto na infância foi o desenho que mais lhe atraiu. Ele trabalhou em pintura decorativa e pintura de cenários teatrais na cidade natal e depois mudou-se para Viena para trabalhar em uma companhia teatral fazendo seu cenários. Quando um incêndio destruiu o negócio do seu empregador em 1881, ele retornou à Morávia, para como freelance em decoração e pintura de retrato. Foi quando o Conde Karl Khuen de Mikulov contratou Mucha para decorar seu castelo com seus murais. O conde ficou impressionado o suficiente com a obra de Mucha em seu castelo que concordou em patrocinar sua formação artística.

      Mucha se mudou para Paris em 1887, e continuou seus estudos na Academia Julian. Além de seus estudos, ele trabalhou na produção de revistas e ilustrações publicitárias.
Por volta do Natal de 1894, aconteceu a queda em uma loja de impressão, onde havia uma necessidade súbita e inesperada de um cartaz publicitário para uma nova peça estrelado por Sarah Bernhardt, a mais famosa atriz em Paris, no Teatro da Renascença. Mucha ofereceu-se para produzir um pôster feito em 0litografia no prazo de duas semanas, e em 1 de Janeiro de 1895, o anúncio para a peça “Gismonda” apareceu nas ruas de Paris e foi uma sensação. O cartaz anunciou um novo estilo artístico. A atriz Sarah Bernhardt estava tão satisfeito com o sucesso deste primeiro cartaz que ela fez um contrato de cinco anos com Mucha para produzir palco e figurino.


      Nos anos que se decorreram Mucha produziu uma onda de pinturas, cartazes, anúncios e ilustrações de livros, bem como desenhos para jóias, tapetes, papel de parede e peças de teatro. Este novo estilo artístico foi inicialmente chamado de estilo Mucha mas ficou conhecido posteriormente como Art Nouveau (francês para 'nova arte').

       Seu estilo “Art Nouveau” foi muitas vezes imitado mas no entanto, foi um dos que Mucha tentou distanciar-se por toda a sua vida, ele sempre insistiu que ao invés de aderir a qualquer forma de estilo, suas pinturas vieram exclusivamente a partir de dentro e de arte checa.

      Mucha casou-se em 1906 e teve uma filha e um filho, que após a morte do pai foi quem difundiu ainda mais a arte d Mucha.


Fontes (Inglês):

Comentários

Liliana de Paula Guimarães disse…
lindo estilo art nouveau!
Grupo Moradia disse…
Eu tenho na minhas costas tatuado o quadro dele: "La Primavera and La Plume"
Adoro os quadros dele. E sem falar,que carrego uma obra de arte comigo.
Victória disse…
Sem contar os quadros dele "The Slav Epic" de até oito metros de altura retratando a história de seus antepassados. É inacreditável a riqueza em cada detalhe, o sentimento que ele consegue repassar. Vi os quadros na City Gallery Prague.
Anne Louise disse…
Nasceu a 1860! Corige ;)
Muito bom artigo!
Me impressiono com as obras dele.

Eu pensava que eram feitas em computador.
Parecem tão atuais! Olhem as expressões nas modelos, a postura... Realmente um trabalho primoroso.
Anônimo disse…
Copypast muito bem feito! parabéns pela creatividade!

Postagens mais visitadas deste blog

As Ilustrações Dramáticas de Gustave Doré

Papéis [Materiais Para Desenho]