Arte Lowbrow

      Lowbrow é um movimento artístico underground que surgiu em Los Angeles, Califórnia no final da década de 1970. Inspirado em Hqs, música Punk, cultura Hot-Rod, Pin Up, filmes B, cultura de rua e outras sub-culturas a arte Lowbrow (também conhecida como Surrealismo Pop) utiliza uma linguagem visual carregada de humor que passam do alegre ao irônico e sarcástico e com pitadas de psicodelia. A origem do movimento é atribuída a dois cartunistas, Robert Williams e Gary Panter. O estilo de arte lowbrow foi assim intitulado para ir de contra partida ao então estilo “High Art” ou “Alta Arte” que era um estilo limpo e erudito.

      O movimento artístico cresceu constantemente incluindo inúmeros adeptos em todos os cantos do mundo e que, por utilizar elementos cotidianos da cultura de rua de cada região, englobam diferentes estilos e características. Foram-se fundindo mais e mais elementos como, por exemplo, tatuagens, arte digital, propagandas publicitárias, brinquedos, graffite, Arte Ingênua (Naïf) entre outros. 

     Um dos grandes pilares que sustentam o lowbrow até hoje tem sido a revista “lowbrow Juxtapoz”, do artista Robert Williams, que teve sua primeira publicação em 1994 e hoje pode ser acessada pela internet. Para acessar a revista quique aqui

      Da década de 1970 para cá, o estilo lowbrow pode ser apreciado em diversas galerias de arte e não somente pela porcentagem underground da sociedade, mas por uma enorme parcela da mesma, pois essa arte estava inserida no cotidiano de todos com capas de livros, capas de discos, revistas, camisetas, fachadas de comércio, produtos, propagandas, etc. Outro carro chefe que levava a bandeira do lowbrow sempre foi a música. A banda de punk rock Ramones constantemente aparecia com uma capa do disco no estilo lowbrow e fez até um vídeo musical da música "I Don't Wanna Grow Up" (Veja o clip abaixo).
Até mesmo a capa da banda Guns N’ Roses teve uma ilustração feita pelo próprio Robert Willians. Outras bandas que utilizaram o estilo em suas capas foram Iggy Pop, Van Halen, Janis Joplin entre diversos outros   Existem hoje segmentos musicais do rock que são puro lowbrow como é o caso do "Rockabilly" e do "Psychobilly".





     O lowbrow apareceu também em diversas animações e comerciais de televisão como é caso da emissora americana MTV, que freqüentemente veiculava uma vinheta utilizando elementos do estilo (Veja um exemplo abaixo).



      Talvez, por não ter sido um estilo baseado em uma concepção filosófica/ cultural  elitizada, não foi e não é muito aceita como uma “escola artística” e sim como, apenas um movimento simplório de expressão dentro da ilustração. Mas o que ninguém pode negar é que o estilo lowbrow relata um momento histórico da sociedade e evoluiu juntamente com os anos, sem nunca se tornar obsoleta ou ultrapassada.

Robert Willians


Robert Crumb



Uma animação feita pelo Rober Crumb sobre a história da América





    Outros artista conhecidos do estilo estão nomes como Gilbert Shelton, S. Clay Wilson, Spain Rodriguez, Rick Griffin.  



Fontes:
Site Oficial - Robert Willians: http://www.robtwilliamsstudio.com/
Wikpédia - Robert Willians: http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Williams_(artist)
Lowbrow Art - Wikpédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Lowbrow_(art_movement)
Site Oficial - Gary Panter: http://www.garypanter.com/site/


Comentários

cRUSTIE disse…
Muito bom o post, finalmente descobri o nome de um tipo de arte que sempre gostei.

Parabéns pelo blog.

Postagens mais visitadas deste blog

As Ilustrações Dramáticas de Gustave Doré

Papéis [Materiais Para Desenho]

Alphonse Mucha