Referências para Desenhos
Encontrar fotos de referências para desenhos é uma árdua e demorada tarefa. Se você for um desenhista ou artista e tiver uma idéia na cabeça, para a produção de uma determinada cena terá que ir atrás de fotos que se enquadrem na idéia inicial. Somente artistas excepcionais não precisam dessas imagens, mas nós, simples mortais e aprendizes precisamos sim. Para isto vou dar uma pequena dica: FAÇA UM ARQUIVO DE REFERÊNCIA.
Mas o que é um arquivo de referência? Nada mais é do que um arquivo catalogado de fotos (digitais ou não) que seja de fácil acesso.
Eu comecei a criar um arquivo digital e um com fotos recortadas de revistas já faz uns 10 anos, e continuo a anexar mais material vez ou outra.O problema do arquivo é começar, pois a classificação é bem chata mas bem funcional.
No caso do meu arquivo físico, eu comprei várias pastas de plástico (aquelas tipo fichário) e classifiquei cada umas com um tema distinto, a ser:
1 - Ossos e músculos humanos (de anatomia mesmo, somente o que achei que poderia usar, sem me aprofundar naqueles ossos minúsculos e músculos internos que nunca apareceram no desenho).
2 - Cabeça humana ( Diversas fotos e de várias posições de cabeças masculinas e femininas, de crianças e de pessoas idosas tanto quanto das diversas etnias).
3 - Corpo masculino (De diversos ângulos, idades e diferenças físicas).
4 - Corpo feminino (Este é bem fácil de fazer, não? Não, não é! O problema começa quando se procura fotos que saiam dos padrões de beleza contemporâneo, tipo mulheres mais rechonchudas)
5 - Animais (terrestres, marítimos, aéreos, insetos entre outros).
6 - Arquitetura (casas, prédios, castelos, igrejas, cenas urbanas, cenas rurais etc.).
7 - Objetos diversos (com tudo que você imaginar)
A seguir um gráfico que encontrei em um curso de desenho bem antigo e o melhor que já vi. "Famous Artists Couse" em inglês é claro.
E pra quem tiver interesse em começar a fazer o arquivo de referências digital, vai um link muito bom de fotos dos maiores fotógrafos do mundo. Site cinco estrelas.
http://photo.net/
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Comentários
Porém, assim como você também deixou claro, quando temos um projeto específico (hq ou animação por exemplo), este arquivo de referência costuma ser insuficiente. Daí temos que ter a referência específica só do projeto, a começar por fotos de modelos que sirvam de referência a cada um dos seus personagens. A internet hoje está bem madura e nos ajuda muito nesta tarefa, mas mesmo assim, dependendo do projeto, gastamos um bom tempo buscando as imagens certas. Eu percebi que, no caso dos personagens (pessoas), o jeito mais fácil de resolver este problema de concept no character design (correto?) é contratando pessoas para servirem de modelo vivo.
Certa vez li em um livro que a própria Disney adotou esta ideia para ajudar, por exemplo, a traçar características fisionômicas dos personagens. Hoje, claro, já foram bem mais além.
Acho que o mais importante do desenhista é a criatividade e a capacidade de atender aos pedidos do cliente, e não o fato de ele ser ou não do tipo excepcional que tem aquela memória altamente fotográfica.
Pra mim é um prazer compartilhar estas informações com o site.
Porém, assim como você também deixou claro, quando temos um projeto específico (hq ou animação por exemplo), este arquivo de referência costuma ser insuficiente. Daí temos que ter a referência específica só do projeto, a começar por fotos de modelos que sirvam de referência a cada um dos seus personagens. A internet hoje está bem madura e nos ajuda muito nesta tarefa, mas mesmo assim, dependendo do projeto, gastamos um bom tempo buscando as imagens certas. Eu percebi que, no caso dos personagens (pessoas), o jeito mais fácil de resolver este problema de concept no character design (correto?) é contratando pessoas para servirem de modelo vivo.
Certa vez li em um livro que a própria Disney adotou esta ideia para ajudar, por exemplo, a traçar características fisionômicas dos personagens. Hoje, claro, já foram bem mais além.
Acho que o mais importante do desenhista é a criatividade e a capacidade de atender aos pedidos do cliente, e não o fato de ele ser ou não do tipo excepcional que tem aquela memória altamente fotográfica.