Referências para Desenhos

Encontrar fotos de referências para desenhos é uma árdua e demorada tarefa. Se você for um desenhista ou artista e tiver uma idéia na cabeça, para a produção de uma determinada cena terá que ir atrás de fotos que se enquadrem na idéia inicial. Somente artistas excepcionais não precisam dessas imagens, mas nós, simples mortais e aprendizes precisamos sim. Para isto vou dar uma pequena dica: FAÇA UM ARQUIVO DE REFERÊNCIA.

Mas o que é um arquivo de referência? Nada mais é do que um arquivo catalogado de fotos (digitais ou não) que seja de fácil acesso. 

Eu comecei a criar um arquivo digital e um com fotos recortadas de revistas já faz uns 10 anos, e continuo a anexar mais material vez ou outra.O problema do arquivo é começar, pois a classificação é bem chata mas bem funcional.

No caso do meu arquivo físico, eu comprei várias pastas de plástico (aquelas tipo fichário) e classifiquei cada umas com um tema distinto, a ser:

1 - Ossos e músculos humanos (de anatomia mesmo, somente o que achei que poderia usar, sem me aprofundar naqueles ossos minúsculos e músculos internos que nunca apareceram no desenho).
2 - Cabeça humana ( Diversas fotos e de várias posições de cabeças masculinas e femininas, de crianças e de pessoas idosas tanto quanto das diversas etnias).
3 - Corpo masculino (De diversos ângulos, idades e diferenças físicas).
4 - Corpo feminino (Este é bem fácil de fazer, não? Não, não é! O problema começa quando se procura fotos que saiam dos padrões de beleza contemporâneo, tipo mulheres mais rechonchudas)
5 - Animais (terrestres, marítimos, aéreos, insetos entre outros).
6 - Arquitetura (casas, prédios, castelos, igrejas, cenas urbanas, cenas rurais etc.).
7 - Objetos diversos (com tudo que você imaginar)

A seguir um gráfico que encontrei em um curso de desenho bem antigo e o melhor que já vi. "Famous Artists Couse" em inglês é claro.



E pra quem tiver interesse em começar a fazer o arquivo de referências digital, vai um link muito bom de fotos dos maiores fotógrafos do mundo. Site cinco estrelas.

http://photo.net/

*******

2 comentários:

Workphoby disse...

Ótimo esse site photo.net. To iniciando o meu arquivo de referências agora.

Anônimo disse...

Tentando traduzir a lista para saber onde começar...

Também poderá gostar de: