Referências para Desenhos

Encontrar fotos de referências para desenhos é uma árdua e demorada tarefa. Se você for um desenhista ou artista e tiver uma idéia na cabeça, para a produção de uma determinada cena terá que ir atrás de fotos que se enquadrem na idéia inicial. Somente artistas excepcionais não precisam dessas imagens, mas nós, simples mortais e aprendizes precisamos sim. Para isto vou dar uma pequena dica: FAÇA UM ARQUIVO DE REFERÊNCIA.

Mas o que é um arquivo de referência? Nada mais é do que um arquivo catalogado de fotos (digitais ou não) que seja de fácil acesso. 

Eu comecei a criar um arquivo digital e um com fotos recortadas de revistas já faz uns 10 anos, e continuo a anexar mais material vez ou outra.O problema do arquivo é começar, pois a classificação é bem chata mas bem funcional.

No caso do meu arquivo físico, eu comprei várias pastas de plástico (aquelas tipo fichário) e classifiquei cada umas com um tema distinto, a ser:

1 - Ossos e músculos humanos (de anatomia mesmo, somente o que achei que poderia usar, sem me aprofundar naqueles ossos minúsculos e músculos internos que nunca apareceram no desenho).
2 - Cabeça humana ( Diversas fotos e de várias posições de cabeças masculinas e femininas, de crianças e de pessoas idosas tanto quanto das diversas etnias).
3 - Corpo masculino (De diversos ângulos, idades e diferenças físicas).
4 - Corpo feminino (Este é bem fácil de fazer, não? Não, não é! O problema começa quando se procura fotos que saiam dos padrões de beleza contemporâneo, tipo mulheres mais rechonchudas)
5 - Animais (terrestres, marítimos, aéreos, insetos entre outros).
6 - Arquitetura (casas, prédios, castelos, igrejas, cenas urbanas, cenas rurais etc.).
7 - Objetos diversos (com tudo que você imaginar)

A seguir um gráfico que encontrei em um curso de desenho bem antigo e o melhor que já vi. "Famous Artists Couse" em inglês é claro.



E pra quem tiver interesse em começar a fazer o arquivo de referências digital, vai um link muito bom de fotos dos maiores fotógrafos do mundo. Site cinco estrelas.

http://photo.net/

*******

3 comentários:

Workphoby disse...

Ótimo esse site photo.net. To iniciando o meu arquivo de referências agora.

Anônimo disse...

Tentando traduzir a lista para saber onde começar...

Osvaldo disse...

É amigo, logo que li seu primeiro parágrafo, me identifiquei com você e concordei plenamente contigo: realmente a maioria de nós que gostamos muito de desenhar precisamos de ter nosso arquivo de referência. Eu por exemplo tenho o meu arquivo e acho que já extrapolou as expectativas iniciais há um bom tempo rsrs. Conheci fontes bem interessantes para se conseguir ótimas referências fotográficas e modelos 3d. E tudo isto só para apurar o olhar. Percebi que, depois de desenhar muitas vezes o mesmo assunto, você começa a decorar várias imagens e até a inventar algumas, mesmo (com certos erros rss).

Porém, assim como você também deixou claro, quando temos um projeto específico (hq ou animação por exemplo), este arquivo de referência costuma ser insuficiente. Daí temos que ter a referência específica só do projeto, a começar por fotos de modelos que sirvam de referência a cada um dos seus personagens. A internet hoje está bem madura e nos ajuda muito nesta tarefa, mas mesmo assim, dependendo do projeto, gastamos um bom tempo buscando as imagens certas. Eu percebi que, no caso dos personagens (pessoas), o jeito mais fácil de resolver este problema de concept no character design (correto?) é contratando pessoas para servirem de modelo vivo.

Certa vez li em um livro que a própria Disney adotou esta ideia para ajudar, por exemplo, a traçar características fisionômicas dos personagens. Hoje, claro, já foram bem mais além.
Acho que o mais importante do desenhista é a criatividade e a capacidade de atender aos pedidos do cliente, e não o fato de ele ser ou não do tipo excepcional que tem aquela memória altamente fotográfica.

Pra mim é um prazer compartilhar estas informações com o site.

Também poderá gostar de: