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Mostrando postagens de setembro, 2010

Muralismo

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    O muralismo, pintura mural ou pintura parietal é a pintura feita diretamente sobre a superfície de uma parede, como o afresco*, ou em um painel que é depois colocado na parede para exposição permanente. Ao contrário da arte convencional em quadros, as pinturas de murais podem ser totalmente integradas à arquitetura criando, vez ou outra, uma perspectiva que engana o observador. * O afresco é a aplicação dos pigmentos de tinta diretamente na argamassa ainda úmida para depois compor a arte na parede.     O termo muralismo ou pintura mural foi cunhado no México, junto a um movimento revolucionário do século XX, mas essa arte já era empregada na civilização clássica.    Atualmente existem várias empresas americanas e européias que produzem exclusivamente murais e empregam diversos artistas.     Os murais podem ser feitos com diversas técnicas e estilos, entre eles a pintura com rolo e pincel, o aerógrafo e o grafite*, que no Brasil é considerado um dos melhores do mundo. *Grafite é

Criatividade e Identidade

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     A criatividade ou identidade artística é a forma com que um indivíduo formula, através das próprias visões e experiências, uma concepção ou análise utilizando, às vezes elementos interiores (do artista) e às vezes os agentes externos ou ainda os dois ao mesmo tempo.      No desenho ou na arte a personalidade (identidade) é o elemento fundamental para diferenciar um grande artista dos outros enquanto a criatividade age como um adicional. Existem muitos artistas com criativos, mas se não são detentores de uma personalidade são logo ultrapassados, pois a criação pode ser copiada em tempo real enquanto a identidade leva-se muito tempo para adquirir e, mesmo assim, não pode ser copiada por inteiro.  "criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo" (Stein, 1974)     Não pretendo analisar criatividade e identidade no que tange a psique humana, nem o processo quími

[Meus Desenhos] Nanquim

Desenhos migrados para o meu blog pessoal acesse http://henriquemathoso.blogspot.com.br/

Papéis [Materiais Para Desenho]

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    Para o bom desempenho do trabalho é fundamental um papel adequado. Existem vários tamanhos, gramaturas, marcas e tipos de papéis sendo que cada um é indicado para certos materiais ou técnicas. Tamanho     A primeira coisa para saber sobre os papéis é o tamanho. Para efeito de desenho e artes em geral é suficiente conhecer o tamanho dos papeis que são: A4, A3, A2, A1 e A0. Os seus respectivos tamanhos são: A4 – Tamanho: 21,0 x 29,7 cm. A3 – Tamanho: 29,7 x 42,0 cm. A2 – Tamanho: 42,0 x 59,4 cm. A1 – Tamanho: 59,4 x 84,0 cm.  A0 – Tamanho: 84,0 x 118,8 cm. Obs. A maioria dos tipos de papéis só são vendidos somente no tamanho A0. É preciso, na hora da compra, pedir para cortar no tamanho desejado. Marcas e Tipos de Papel     Os tipos de papeis são essenciais para o resultado do desenho assim como a marca que o fabrica. Existem tipos de papeis que são fabricados por diversas empresas, mas existem alguns que só uma empresa o fabrica. Por exemplo: Só a marca Schoeller com

Revista Ilustrar (Sugestão)

           A Revista Ilustrar é uma revista de ilustração e designer no formato pdf que pode ser baixada gratuitamente pelo site. É um projeto brasileiro feito para preencher a falta de material nacional nesta área. Existe muito material bom nela apesar de não ser muito "artístico" e sim mais "publicitário" o que não tira o mérito da revista. Aconselho: Site:  http://www.revistailustrar.com/

Dicas de Desenho para Iniciantes

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     A prender a desenhar e obter qualidade nos desenhos é uma tarefa como qualquer outra profissão, portanto é preciso ter em mente várias "regras" para cada técnica ou estilo. Cada curso ou escola ensinará seus métodos com pouca  ênfase em citar o que é "regra" e o que não é, se ela o fizer terá pouca confiança. Portanto vou citar seis dicas (e não regras) que acredito serem importantes no desenvolvimento do trabalho artístico. 1 – Saber olhar: O mais importante para um desenhista é saber olhar, saber visualizar o que é e o que compõe a imagem. Parece óbvio, mas saber analisar o que se vê e passar para o papel é o que diferencia os grandes desenhistas. Veja o ambiente e diferencie o que está em primeiro, segundo ou em terceiro plano, reduza os objetos que você vê em formas geométricas para o esboço, analise a textura que os objetos possuem e também luz e sombra. Lembre-se: O que se vê, no momento em que se vê e do ponto que se está nenhuma outra pessoa verá nov

Bernie Wrightson

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  E m minhas buscas pela internet atrás de arte e artistas, mais precisamente atrás de desenhos em bico-de-pena, encontrei uns desenhos de Berni Wrihtson, mais precisamente do livro Frankstein. Já conhecia a arte de Bernie, pois sou portador de duas histórias em quadrinhos ilustradas por ele, uma do Homem Aranha e outra do Hulk e do Coisa . Wrightson já tinha me fisgado como admirador devido ao seu traço feito em bico-de-pena “Old School” mas, foi somente quando vi os desenhos do livro Frankstein que conheci o verdadeiro poder de fogo do indivíduo. As ilustrações do livro são meticulosos e detalhistas dignas de quadros de galeria. Portanto resolvi fazer uma apresentação deste artista e sua obra. Bernie Wrightson Bernie Wrightson é um desenhista americano conhecido por suas ilustrações de terror e ficção científica publicadas em histórias em quadrinhos. Nasceu em Baltimore, Maryland em 27 de outubro de 1948. Começou a trabalhar em 1966 para o Baltimore Sun Jornal como ilustrador. No