Dicas de Desenho para Iniciantes


     Aprender a desenhar e obter qualidade nos desenhos é uma tarefa como qualquer outra profissão, portanto é preciso ter em mente várias "regras" para cada técnica ou estilo. Cada curso ou escola ensinará seus métodos com pouca  ênfase em citar o que é "regra" e o que não é, se ela o fizer terá pouca confiança. Portanto vou citar seis dicas (e não regras) que acredito serem importantes no desenvolvimento do trabalho artístico.

1 – Saber olhar:

O mais importante para um desenhista é saber olhar, saber visualizar o que é e o que compõe a imagem. Parece óbvio, mas saber analisar o que se vê e passar para o papel é o que diferencia os grandes desenhistas. Veja o ambiente e diferencie o que está em primeiro, segundo ou em terceiro plano, reduza os objetos que você vê em formas geométricas para o esboço, analise a textura que os objetos possuem e também luz e sombra.
Lembre-se: O que se vê, no momento em que se vê e do ponto que se está nenhuma outra pessoa verá novamente.

2 – Treinar, treinar e treinar:

Só o treino leva a perfeição! Quanto mais você treinar, mais perfeito será seu esboço, seu traço, sua sombra e sua composição.

3 – Conhecer os materiais:

O material utilizado em qualquer ofício é proporcional ao resultado. Um artista pode ter ótimos trabalhos utilizando apenas uma caneta “bic” em papel comum, mas será extremamente melhor se usar uma caneta nanquim em um papel adequado, por exemplo. É lógico que alguns materiais só existem importados e são muito caros, mas se tiver condições de comprar não hesite.

4 – Reunir Material de Apoio:

                Qualquer profissional que se preze tem um vasto material de apoio. Para o desenhista este material podem ser livros didáticos, livros de anatomia, revistas e fotos. Fazer um catálogo de fotos ajuda bastante. (Veja Referências para Desenhos)

5 – Pensar antes de fazer:

                Desenhar ou pintar são artes empolgantes e prazerosas e a ansiedade de começar um trabalho ou mesmo finalizá-lo pode vir a comprometer o resultado. Antes de iniciar qualquer trabalho é preciso:

a)  Criar a idéia (imaginar ou esboçar a obra).
b)  Compor a imagem – Equilibrar todos os elementos do trabalho.
c)  Saber qual é técnica e o material a ser utilizado.
d)  Prever quais serão os passos que percorrerá do início ao final da obra.

Seguindo esta simples dica o artista poderá evitar futuros aborrecimentos além de poupar tempo e material.

Obs.: Assim como o processo de criação de HQs, onde o desenho é feito seguindo as meticulosas instruções de um roteiro, o desenhista deve agir com sua obra. É muito comum ver desenhos onde o artista faz um personagem e depois coloca um pano de fundo qualquer para preencher o espaço vazio. Evite este tipo de atitude, pense no desenho completo antes de começar, mesmo que o “fundo” seja esfumaçado.

6 – Auto - análise:

          Qualquer artista, iniciante ou não, só vai evoluir com um olhar clínico sobre sua obra. Ver os “defeitos” e “falhas” no desenho realizado e procurar não repeti-los é o que fará da próxima obra melhor ainda. 





Comentários

Anônimo disse…
Muito bom!Concordo com as dicas e são boas.
Bruno Cavalleri disse…
Ótimo post! Desenho desde criança e sempre procurei por dicas como essas mas não tive sucesso. Acabei aprendendo-as sozinho e posso garantir que elas estão corretíssimas!

Ter visão, um olhar perfeccionista sobre as coisas, ajuda para deixar o desenho mais rico em detalhes; Conhecimento do material e sobre o efeito que ele irá fazer no seu desenho ajuda a criar uma imagem mais bonita; Treino nos força a descobrir a nossa própria maneira de desenhar e também é um jeito de descobrir os "truques" da arte de desenhar; Formular uma ideia ajuda a pessoa a não se arrepender! =)

Minha dica é a seguinte: Abuse em detalhes, mas com moderação. Pense: Uma tanga, nem sempre é um retângulo entre as pernas de alguém! Ela possui dobras! Logo terá sombra, e pode estar balançando ao vento! Pensar em detalhes ajuda a deixar o desenho mais rico. Mas exagerar neles, pode poluir seu desenho!
Anônimo disse…
Post legal!
Emily disse…
Parabens pelo site,desenho a algum tempo mas sofri um acidente onde desloquei o pulso que uso para desenhar,desde entao estou reaprendendo a arte e seu site tem me ajudado muito...espero que continue assim e que tenha muito sucesso Bjs
Yuuh disse…
Gostei muuito do post.
Parecem coisas "óbvias" para se fazer, mas quando desenho, mts vezes eu esqueço disso, e meus desenhos ficam c/ um vazio...faltando coisas.

Preciso trabalhar com sombreamente (tenho dificuldades em sombrear desenhos....)

Gostei dos outros posts também, muita bacana!
Unknown disse…
ola parabens ficou otimo seus desenhos

visite meu blog e de sua opinião ta e seja um membro

http://ciceroartedesigner.blogspot.com
Unknown disse…
gostei das dicas, realmente apartir delas que vou começa a me dedicar mais aos estudos. venho pesquisando a respeito e estou em duvidas em relação a curso superior em que eu possa realmente levar a arte de desenhar como profissão mesmo.
tem um curso de artes visuais que estou meio assim de começa-lo. você pode me dar uma dica?
gosto muito de desenho e vi isso a partir do grafite.
valew..
Unknown disse…
gostei das dicas, realmente apartir delas que vou começa a me dedicar mais aos estudos. venho pesquisando a respeito e estou em duvidas em relação a curso superior em que eu possa realmente levar a arte de desenhar como profissão mesmo.
tem um curso de artes visuais que estou meio assim de começa-lo. você pode me dar uma dica?
gosto muito de desenho e vi isso a partir do grafite.
valew..
Unknown disse…
gostei das dicas, realmente apartir delas que vou começa a me dedicar mais aos estudos. venho pesquisando a respeito e estou em duvidas em relação a curso superior em que eu possa realmente levar a arte de desenhar como profissão mesmo.
tem um curso de artes visuais que estou meio assim de começa-lo. você pode me dar uma dica?
gosto muito de desenho e vi isso a partir do grafite.
valew..

Postagens mais visitadas deste blog

As Ilustrações Dramáticas de Gustave Doré

Papéis [Materiais Para Desenho]

Alphonse Mucha