As Visões Pós-Apocalípticas de Zdzislaw Beksinski

      Aproveitando a obscuridade das obras de Barlowe e o gênero “Fantasy Art” vou falar de outro artista talvez um pouco mais sombrio que  Barlowe mas que também acho de uma enorme excelência.

      Zdzislaw Beksinski foi um renomado artista polonês que nasceu em 24-02-29 e faleceu em 21-02-05.  Beksinski foi pintor, fotografo, escultor e, já no final da vida, começou com arte digital. Nasceu na cidade de Sanok, sul da Polônia e depois de estudar arquitetura mudou-se para Cracóvia para trabalhar como supervisor de construção, mas o que lhe fascinava na época era fotografia artística e fotomontagem além de escultura e pintura. Na época fez esculturas de gesso, metal e fios e produziu diversas fotografias com paisagens e objetos obscuros e acidentados típicas da arte gótica e barroca. Mais tarde concentrou-se nas pinturas com temas abstratos e puxando mais para o lado do surrealismo e fazendo as vezes referências à arte de  de Bruegel, Ernst ou Bosch e ao contemporâneo suíço HR Giger (que ainda farei um post).
      Uma exposição feita em Varsóvia, em 1964, confirmou o esplendor de seu talento, uma vez que conseguiu vender todas as obras.
      Beksinski então, se atirou com afinco na pintura, trabalhando sempre ao som de música clássica. Ele logo se tornou a principal figura contemporânea arte polonesa e adotou o gênero “fantasy art” até meados da década de 1980. Nesta fase de sua vida artístaca, Beksinski teve a fase mais produtiva criando obras com temas apocalípticos, ambientes surrealistas e obscuros, sempre carregados de uma atmosfera pesada e muitos detalhes. Beksinski afirmou: "Eu gostaria de pintar de tal forma como se eu fosse fotografar os sonhos".
      Segundo o próprio artista, suas obras não foram bem interpretadas, pois algumas delas eram bastante otimistas e outras até bem-humoradas. Mas a crítica não aceitou este argumento, pois nem Beksinski conseguia explicar o significado de algumas obras e ainda se recusou a fornecer os títulos de algumas pinturas. Antes de se mudar para Varsóvia, em 1977, ele queimou uma seleção de suas obras em seu próprio quintal, sem deixar nenhuma documentação sobre elas. Ele mais tarde afirmou que algumas dessas obras eram "muito pessoais", enquanto outras não eram satisfatórias, e ele não queria que as pessoas as vissem.
      A década de 1980 foi o período em que marcou a transição de Beksinski. Durante este período, suas obras tornaram-se mais popular na França, e ele atingiu uma popularidade significativa na Europa Ocidental, nos Estados Unidos e no Japão. Entre a década de 1980 e início de 1990, a arte de Beksinsi mudou bastante. Segundo o artista “eu estou indo em direção ade uma maior simplificação do fundo e ao mesmo tempo um considerável grau de deformação das figuras que estão sendo pintadas sem o que é conhecido com a luz e sombra natural (...)”.
      Nos últimos anos da vida, Beksinski se dedicou a fotografia digital e foto-manipulação por meio do computador.
      Beksinski morreu aos 75 anos assassinado com diversas facadas por um estudante de 19 anos.
      Em 2006 um museu dedicado a Beksinski foi inaugurado na cidade de Sanok na Polônia. No museu está exposto cerca de 50 pinturas e 120 desenhos do artista.







Existe ainda um documentário no Youtube, mas em polonês.





Fontes: 


Comentários

Itamar (japa) disse…
Loco, mas acho teus desenhos mais massa!
Anônimo disse…
Fantástico!
Daria um belissimo deck.
Sou fan de beksinski, e pena que esse documentário não tem legenda.
Muito boa esse post, e parabens por ter achado esse vídeo, não deve ter sido fácil.

Postagens mais visitadas deste blog

As Ilustrações Dramáticas de Gustave Doré

Papéis [Materiais Para Desenho]

Alphonse Mucha