Maravilhosas Animações Épicas

    Uma das coisas que eu mais gosto são animações, tanto as clássicas como as digitais. Se unir na formula animação a um tema épico já me ganhou por fã. Desde os desenhos mais cultuados como "A Caverna do Dragão" até os menos conhecidos como "The Hobbit" e "Fire and Ice" me fizeram ter convulsões de admiração e encantamento. 

    Foi depois da internet na verdade que pude baixar e ver a clássica adaptação do conto The Hobbit de J.R.R. Tolkien. Bastante fiel ao livro de Tolkien, The Hobbit é uma animação para os fãs mais "velha guarda" uma vez que os novos espectadores acharam a animação muito "tosca". Mas vale lembrar que na época os desenhos eram feitos à mão e montados quadro a quadro , sem o auxílio de qualquer ferramenta digital. Logo depois de Hobbit, eis que em 1980 fizer a história condensada de "O Senhor dos Anéis" com o titulo "The Return Of The King" ou O Retorno do Rei.

The Hobbit (1977)



Return of the King (1980)





    Também foi tarde que pude presenciar um clássico da animação que é o "Fire and Ice". No Brasil esta maravilha ficou meio apagado na época. Utilizando também o mesmo sistema de elaboração de desenhos a mão e montado quadro a quadro, tornou-se um expoente talvez pelo fato de os desenhos serem, não menos do que feitos pelo mestre Frank Frazetta. Pode-se perceber na animação o esplêndido e cuidadoso "traço" dos personagens que trabalham os músculos a medida que se movimentam - toque do mestre.

Fire And Ice (1983)





    Mais recentemente, já com as ferramentas digitais disponíveis, uma animação de longa-metragem que me agradou muito foi "Como Treinar o Seu Dragão" do estúdio Dreamworks. Não menos grandiosas comparada as animações clássicas este filme resgatou muito das paisagens e costumes dos apaixonados pelo tema épico. 


Como Treinar o Seu Dragão (2010)




    E o que falar das animações de curta metragem que se multiplicam pela internet? Uma melhor que a outra.  
Recebi por e-mail uma animação que me deixou boquiaberto e me vez produzir este post. Trata-se de uma animação sobre um Viking que quer morrer com bravura e ir para os portões de "Valhalla" que, segundo a mitologia nórdica, seria os portões de uma espécie de paraíso para deuses e guerreiros. 


The Saga of Biorn (2011)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Ilustrações Dramáticas de Gustave Doré

Papéis [Materiais Para Desenho]

Alphonse Mucha