O Inferno Segundo Barlowe

    Da lista dos artistas do gênero “fantasy art” que conheço, um dos mais sombrios, demoníacos e criativos é Wayne Barlowe. Wayne consegue transportar o observador a um inferno que não é cotidiano nas artes. Quando não nos remete ao inferno, Wayne mostra-nos a vida em outros planetas com pinturas de paisagens e extraterrestres tão criativas e originais quanto um filme de ficção. 

Biografia 

    Wayne Douglas Barlowe nasceu em 06 de janeiro de 1958 em Glen Cove, New Iorque. Filho dos artistas de história natural Sy e Dorothea Barlowe, Wayne estudou na faculdade “Art Students League” e no “Cooper Union” ambos em New York. Enquanto estava na faculdade estagiou no Departamento de Exposições do Museu Americano de História Natural e, durante este período Barlowe colaborou com seus pais na produção de um livro técnico sobre insetos “Instant Nature Guide to Insects" (Grossett & Dunlop).
    Com a experiência de retratar insetos e em artes Wayne lança em 1979 um livro intitulado “Guia Barlowe de Extraterrestres” publicado pela Workman Publishing que lhe rendeu uma indicação ao American Book Award (uma espécie de Grammy dos livros) e foi considerado o melhor ilustrador segundo uma editora de fantasia e ficção científica Locus e o melhor livro juvenil pela Associação Americana de Livros.
    Antes de publicar seu segundo livro, Barlowe fez ilustrações para mais de 300 livros e capas de revistas incluindo as revistas Life, Time e Newseek. Por este livro Wayne recebeu o prêmio de melhor artista de ficção científica pela Associação de Ficção Científica Chesley e melhor livro para adolescentes pela The New York Public Library. Também produziu o livro de Star Wars de 1978, calendários “novelizados” e brinquedos de ficção. Ilustrou o livro do paleontólogo Dr. Peter Dodson com um alfabeto de dinossauros que hoje está na nonagésima edição e teve mais de 130.000 cópias vendidas.
    Como artista conceitual*, Barlowe fez trabalhos para a criação dos alienígenas no filme BABYLON 5 exibido pelo canal TNT e para a animação TITAN AE. Também fez arte para os  filmes Galaxy Quest, Blade 2, Hellboy, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Harry Potter e o Cálice de Fogo
    Em 1999, Barlowe lança seu livro intitulado Barlowe's Inferno. O diretor James Cameron (Titanic, Aliens) disse: "Barlowe Wayne’s Inferno é uma obra visual impressionante, levando-nos para uma paisagem contorcida dos condenados, que mesmo o próprio Dante nunca poderia ter imaginado”.
    Nos anos seguintes, Barlowe participou da criação de jogos eletrônicos, filmes e livros além de escrever e ilustrar sua própria novela GOD'S DEMON.
    Quem viu o filme AVATAR do dirtor James Cameron pode também ver as criaturas criadas por Barlowe, pois ele trabalhou na concepção artista do filme. 

Livros

Barlowe's Guide to Extraterrestrials (1979)
Expedition: Being an Account in Words and Artwork of the 2358 A.D. Voyage to Darwin IV (1990)
An Alphabet of Dinosaurs written by Dr. Peter Dodson, illustrated by Barlowe (1995)
The Alien Life of Wayne Barlowe (1995)
Barlowe's Guide to Fantasy (1996)
Barlowe's Inferno (1998)
Brushfire: Illuminations from the Inferno (2001)
God's Demon (2007)


Veja as imagens do Inferno de Barlowe 



Fontes

Comentários

Anônimo disse…
lembrei muito hellbound, hellraiser
Anônimo disse…
Muito bom esse cara!!

Postagens mais visitadas deste blog

As Ilustrações Dramáticas de Gustave Doré

Papéis [Materiais Para Desenho]

Alphonse Mucha